Um Momento Inesquecivel


Adaptado Filme

Em abril, quando o vento sopra do mar e traz consigo o aroma dos lilases, a memória de Landon Carter desperta para os momentos agridoces que viveu em 1958. Foi nesse ano que conheceu a bela Jamie Sullivan. Ao contrário dele, que era o rapaz mais popular da escola, Jamie era recatada e tímida, preferindo viver no seu próprio mundo, longe das aventuras e dramatismos da adolescência. O jovem e estouvado Landon nunca teria olhado duas vezes para a insípida jovem, não fosse o Destino juntá-los da forma mais inesperada. E aquela rapariga que parece tão banal tem tanto para lhe ensinar… Com Jamie, Landon vai conhecer os recantos mais profundos do coração humano, e embarcar numa viagem de alegria, amor e perda. Foi nesse momento que Landon se tornou homem. Esse será, para sempre, um momento inesquecível. Inspirado pela vida e a coragem da irmã de Nicholas Sparks, Um Momento Inesquecível foi, até à data, o livro que o autor mais gostou de escrever. Foi também o único que o fez chorar enquanto o fazia.



Saiba Mais


FICHA TÉCNICA

Título Original: A Walk to Remember

OutrosTítulos: Um Amor para Recordar

Etiqueta: Adaptado a Filme - Endereço Web: https://pt.wikipedia.org/wiki/Um_Amor_para_Recordar

Colecção: 

Série(s): 

Inf. Web: 

A Walk to Remember é um romance do escritor americano Nicholas Sparks , lançado em outubro de 1999. O romance, ambientado em 1958-1959 em Beaufort, Carolina do Norte , é uma história de dois adolescentes que se apaixonam um pelo outro apesar da disparidade personalidades. A Walk to Remember é adaptada no filme de mesmo nome .

Escrita 

Sparks escreveu os manuscritos de A Walk to Remember , seu terceiro romance, no verão de 1999. Ele escreveu na Carolina do Norte, que é o cenário do romance.  Como seu primeiro romance publicado The Notebook , o prólogo de A Walk to Remember foi escrito por último.  O título A Walk to Remember foi tirado de uma das páginas finais do romance: "Em todos os sentidos, uma caminhada para lembrar". O romance é escrito em primeira pessoa e seu narrador é um menino de dezessete anos que vive nos anos 50. 

O romance foi inspirado pela irmã de Sparks,  Danielle Sparks Lewis, que mais tarde morreu de câncer em junho de 2000. Embora a história seja em grande parte ficcional, certas partes foram baseadas em experiências reais.  Por exemplo, sua irmã, assim como Jamie, nunca foi popular na escola e sempre usava um suéter feio. E assim como Jamie, ela sempre carregou a Bíblia com ela em todos os lugares que ela foi. E assim como Landon e Jamie, nunca em mil anos alguém pensou que alguém iria cair de cabeça no chão por ela. O marido de sua irmã propôs casamento a ela apesar de sua doença. Após sua morte, Sparks disse no elogio: "... suponho que eu escrevi este romance não apenas para que você pudesse conhecer minha irmã, mas para que você soubesse que coisa maravilhosa foi o que seu marido fez uma vez por ela." 

Resumo do enredo 

A história começa com um prólogo de Landon Carter aos 57 anos.  O restante da história acontece quando Landon é um estudante de 17 anos.  Landon vive na pequena cidade religiosa de Beaufort, na Carolina do Norte .  Seu pai é um congressista genial e carismático.

O pai de Landon não é muito próximo, pois ele mora em Washington, DC  Landon é mais recluso, o que causa alguma tensão em seu relacionamento. O pai de Landon o pressiona a concorrer a presidente de classe.  Seu melhor amigo, Eric Hunter, que é o garoto mais popular da escola, ajuda-o e, para sua surpresa, Landon vence a eleição.  Como presidente do corpo estudantil, Landon é obrigado a comparecer ao baile da escola com um encontro.  Ele pede muitas garotas, mas nenhuma está disponível. Naquela noite, ele analisa seu anuário, tentando encontrar uma data aceitável. Como ninguém mais parece estar disponível, Landon relutantemente pede a Jamie Sullivan, a filha de Hegbert Sullivan, o ministro da igreja de Beaufort,  que aceita seu convite. Enquanto Jamie é muito religiosa e carrega uma Bíblia com ela onde quer que vá, Landon (um dos estudantes populares) está relutante em ir ao baile com alguém como ela. Quando Landon é ameaçada pela Lew,  Jamie vem em auxílio de Landon, para sua apreciação. No final da noite, ele admite que ela foi a melhor data possível. 

Alguns dias depois, Jamie pede a Landon para participar da produção da escola de The Christmas Angel .  Enquanto Landon não está muito entusiasmado em participar, ele concorda com isso de qualquer maneira.  Jamie, por outro lado, não poderia estar mais feliz com seu novo colega de elenco. Landon sabe que se seus amigos aprenderem sobre seu papel na peça, ele será provocado implacavelmente.  Um dia no ensaio, Jamie pergunta se Landon vai levá-la para casa, após o que se torna rotina.  Um par de dias depois, Eric zomba do casal durante a sua caminhada para casa e Landon fica realmente envergonhado por estar com Jamie. Enquanto isso, Landon continua a aprender sobre todas as pessoas e organizações que Jamie passa seu tempo ajudando, incluindo um orfanato. Landon e Jamie visitam o orfanato um dia para discutir uma possível exibição de The Christmas Angel ,  mas sua proposta é rapidamente rejeitada pelo Sr. Jenkins.  Quando Jamie e Landon estavam esperando para conhecer o Sr. Jenkins, ela diz a Landon que tudo o que ela quer no futuro é se casar em uma igreja cheia de pessoas e ter seu pai levando-a pelo corredor.  Enquanto Landon acha que isso é um desejo estranho, ele aceita isso. Na verdade, ele está começando a aproveitar seu tempo com ela.

Um dia, enquanto eles estão voltando para casa, Landon grita com Jamie e ele diz que não é amigo dela.  No dia seguinte, no primeiro show de The Christmas Angel , Jamie entra no palco vestido como o anjo,  fazendo Landon simplesmente pronunciar sua linha, "Você é linda",  significando pela primeira vez . Depois disso, Jamie pergunta a Landon se ele sairia pela cidade e pegaria os frascos contendo dinheiro coletado para os presentes de Natal dos órfãos.  Quando Landon coleta os potes, há apenas US $ 55,73, mas quando ele dá o dinheiro para Jamie, há US $ 247.  Jamie compra presentes para o orfanato, e Landon e Jamie passam a noite de Natal lá. O presente de Natal de Jamie para Landon é a Bíblia de sua mãe falecida.  Quando entram no carro para ir para casa, Landon percebe seus verdadeiros sentimentos por ela. "Tudo o que eu pude fazer é imaginar como eu já me apaixonei por uma garota como Jamie Sullivan".  Ele a convida para sua casa para o jantar de Natal. No dia seguinte, Landon visita Jamie em sua casa, onde eles compartilham seu primeiro beijo em sua varanda. Elsa, depois que Landon declara seu amor por Jamie,  Hegbert permite isso. 

No Ano Novo, Jamie e Landon vão jantar, onde eles compartilham sua primeira dança.  Algumas semanas depois, Landon diz a Jamie que ele está apaixonado por ela.  Para sua surpresa, Jamie responde insistindo que ele não pode ser. Em resposta, Landon exige uma explicação,  e Jamie revela que ela está morrendo de leucemia . 

No domingo seguinte, Hegbert anuncia à sua congregação que sua filha está morrendo.  Jamie não retorna à escola na segunda-feira seguinte e é finalmente descoberto que ela está muito doente e nunca retornará à escola. Enquanto eles estão jantando na casa de Landon, Jamie diz a Landon, "Eu também te amo", pela primeira vez.  Algumas semanas depois, Eric e Margaret visitam a casa de Jamie, onde eles pedem desculpas por serem rudes com ela.  Eric dá a Jamie os 400 dólares que ele coletou para o orfanato. Jamie se recusa a ficar no hospital porque quer morrer em casa. Por sua vez, o pai de Landon ajuda a fornecer a Jamie os melhores equipamentos e médicos para que ela possa passar o resto de sua vida em casa.  Esse gesto ajuda a consertar a lacuna entre pai e filho. Um dia, sentado ao lado de Jamie enquanto ela dorme, Landon tem uma ideia.  Ele corre para a igreja para encontrar Hegbert  e pede permissão para se casar com Jamie. Enquanto Hegbert está relutante,  sua recusa em negar o pedido de Landon é vista por Landon como aprovação.  Landon corre de volta para o lado de Jamie e pergunta: "Você quer se casar comigo?" 

Landon e Jamie são casados em uma igreja cheia de pessoas. Embora ela seja fraca e esteja em uma cadeira de rodas, ela insiste em caminhar pelo corredor para que seu pai possa entregá-la, o que era parte de seu sonho.  Landon se lembra de pensar "Foi ... a caminhada mais difícil que alguém já teve que fazer. De todas as maneiras, uma caminhada para lembrar".  Quando chegam à frente da igreja, Hegbert diz: "Eu não posso mais dar Jamie longe do que eu posso dar meu coração. Mas o que eu posso fazer é deixar outra parte na alegria que ela sempre me deu" .  Hegbert teve que sentir tanta dor em sua vida, primeiro perdendo sua esposa, agora sabendo que seu único filho em breve também irá embora. O livro termina com Landon 40 anos depois, aos 57 anos. Ele ainda ama Jamie e usa o anel dela. Ele termina a história dizendo: "Agora acredito, a propósito, que milagres podem acontecer".

Personagens 

Landon Carter é filho de uma família rica, o narrador do romance.

Jamie Sullivan é a filha do ministro da igreja de Beaufort, Hegbert Sullivan. Ela é muito religiosa, doce e gentil.

O Sr. Carter é o pai de Landon Carter. Ele é um congressista na Carolina do Norte e está ausente nove meses por ano porque vive em Washington DC 

A Sra. Carter é a mãe de Landon Carter. "Ela é uma boa dama, doce e gentil." 

Hegbert Sullivan é o pai de Jamie. Ele é o ministro da igreja de Beaufort.  Sua esposa morreu logo após o parto de Jamie. Ele é muito velho com "pele translúcida"; [59] ele é freqüentemente rabugento, mas sua filha o descreve como tendo "um bom senso de humor". [60] Ele escreveu a peça local, The Christmas Angel, mas ele mantém uma forte antipatia por Carter, devido às escolhas de seu pai. 

Angela Clark é a primeira namorada de Landon e depois começa a namorar com Lew. 

Carey Denison é o tesoureiro da escola secundária de Landon, bem como um tubista. Ele é desproporcional, com braços curtos, um estômago grande e uma voz estridente. 

Lew é o namorado de Angela Clark, que "tem vinte anos e trabalha como mecânico" e "sempre [veste] uma camiseta branca com um pacote de Camels dobrados na manga". 

Miss Garber é a professora de teatro na escola secundária de Landon. "Ela é grande, pelo menos 6'2", com cabelos ruivos flamejantes e pele pálida que mostra suas sardas em seus quarenta anos. "Sua palavra favorita é maravilhosa. Eric Hunter é o melhor amigo de Landon, que se diverte mais do que ser um amigo de verdade.  O atleta popular na escola, ele começa muito cru, mas quando a tragédia atinge seu amigo de longa data, ele mostra que ele é simpático. 

Eddie Jones não é muito querido pelo departamento de teatro. Ele foi escalado para interpretar o personagem principal na peça, mas é rebaixado ao "bum" quando Landon chega.  Ele é extremamente apático.

A mãe morta de Jamie é um papel menor. Descrita como "uma coisinha delicada", ela morreu ao dar à luz Jamie, e sente muita falta de Hegbert e Jamie. 

Margaret , uma líder de torcida, é a namorada de Eric.

Recepção 

O romance foi publicado no outono de outubro de 1999 em capa dura, e mais tarde em edição em brochura. Passou quase seis meses na lista de best-sellers em capa dura e mais quatro meses em brochura. 

O romance recebeu críticas mistas dos críticos. O Sunday New York Post afirma que "nunca deixa de ser interessante, tocante, às vezes fascinante ... um livro que você não esquecerá tão cedo".  African Sun Times ecoa os comentários do primeiro, dizendo: "Uma notável história de amor que, como seus antecessores, vai tocar os corações dos leitores em todos os lugares". New York Daily News elogia Sparks, comentando que ele "escreveu um doce conto de amor jovem, mas eterno, e embora ele tenha nos dito para esperar alegria e tristeza, as lágrimas ainda virão".  Clarissa Cruz da Entertainment Weekly , no entanto, criticou o romance, dizendo: "Com sua prosa clichê clichêe reviravoltas no enredo que podem ser previstas depois de skimming o prólogo, o mais recente de Nicholas Sparks, A Walk To Remember , lê mais como o roteiro de um especial pós-escola ruim do que qualquer coisa que se aproxima literatura. "  Embora o romance é o número 12 em sua lista de 1999 Bestsellers Fiction,  Publishers Weekly descreveu como "uma história de amadurecimento forçado" e "o pacote mais simples, estereotipado e descaradamente melodramático do autor até hoje".  Theresea Parks da Publishers Weekly continua para dizer quantos ficarão desapontados, declarando: "Os leitores podem ser frustrados com a fórmula invariável que Sparks parece regurgitar com regularidade". Ela também escreve que é especialmente semelhante ao The Notebook em seu "dispositivo de flashback brega que imita o Notebook ".  No geral, Publishers Weekly expressou sua decepção.

Adaptação 

Walk to Remember foi adaptado no filme de mesmo nome , tornando-se o segundo romance de Sparks adaptado para o cinema após o Message in a Bottle em 1999. Sparks vendeu os direitos do filme para a Warner Bros. em dezembro de 1998, meses antes da publicação de o romance.  O filme foi dirigido por Adam Shankman e produzido por Denise DiNovi e Hunt Lowry para Warner ; o filme estreou em 25 de janeiro de 2002. 

O filme, estrelado pela cantora e atriz Mandy Moore (Jamie) e Shane West (Landon), é ambientado no final dos anos 90. Sparks e o produtor achavam que, como o filme era adequado para adolescentes "por causa da mensagem que fornecia", eles precisavam tornar a adaptação mais contemporânea. 

 

Língua
Português
Ano de Edição
1990 -1999
Gênero
Ficção
País do Autor
Estados Unidos da América