Tropa de Elite


Adaptado Filme

«Homem de preto, qual é a sua missão? Entrar pela favela e deixar corpo no chão. Homem de preto, o que é que você faz? Eu faço coisas que assustam Satanás.» (Refrão dos homens do BOPE) Baseado em factos reais, Tropa de Elite alia-se à ficção para descrever o exaustivo trabalho do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro. Treinados para lidar com situações especiais, os elementos do BOPE distinguem-se pela incorruptibilidade, honra, dignidade e coragem. Mas as suas práticas de combate ao crime são descritas como violentas, cruéis e implacáveis. Todos os dias os polícias arriscam a vida em nome do dever, nem por isso auferindo salários em conformidade sendo o orgulho na missão aquilo que os faz mover e que os eleva à categoria de benfeitores por entre as populações. A ameaça é uma constante na vida destes homens e a sua incursão pelas favelas, por bairros pobres e problemáticos, obriga-os a fazerem uso do sangue frio e a entoarem o grito de guerra em casos de brutalidade extrema. A primeira parte do livro revela o quotidiano desta polícia e as suas práticas e a segunda parte acompanha uma personagem que se envolverá com autoridades, traficantes, e políticos num circuito onde o perigo espreita a cada esquina e se tecem relações melindrosas em torno da corrupção. Tropa de Elite revela como o BOPE se destaca destes círculos, como despista o crime e corajosamente o enfrenta e reprime.



Saiba Mais


FICHA TÉCNICA

Título Original: Elite da Tropa

OutrosTítulos: 

Etiqueta: Adaptado a Filme - Endereço Web: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tropa_de_Elite_2:_o_Inimigo_agora_%C3%89_Outro

Colecção: 

Série(s): 

Inf. Web: https://pt.wikipedia.org/wiki/Elite_da_Tropa

Autores: Luiz Eduardo Soares, André Batista e Rodrigo Pimentel

Elite da Tropa é um livro policial brasileiro escrito pelos ex-policiais André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares. Foi publicado em 2006 pela Editora Objetiva. É o livro que deu origem ao filme Tropa de Elite (2007), do cineasta José Padilha.

O livro mostra histórias sobre o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), considerado um esquadrão de elite na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Baseado em relatos reais de ex-policiais do BOPE, Elite da Tropa mostra os oficiais como uma tropa incorruptível e extremamente violenta. Este livro também mostra o plano para assassinar Leonel Brizola, na época, governador do Rio de Janeiro.

Teve um bom sucesso editorial com 170 mil unidades comercializadas e publicado em seis países: Argentina, Espanha, Portugal, Itália, Polônia e Estados Unidos.  A continuação, Elite da Tropa 2, foi publicado em 2010 com o lançamento do filme Tropa de Elite 2: O Inimigo Agora É Outro.

 

Língua
Português
Ano de Edição
2000 - 2009
Gênero
Ficção
País do Autor
Brasil