A Flecha de Deus


A aldeia de Umuaro, no interior da Nigéria, é regida pelo sumo sacerdote Ezeulu. Mas nem todos os habitantes da aldeia o apoiam, o que resulta em brigas internas, além dos conflitos com aldeias vizinhas. Um dos filhos de Ezeulu, Oduche, é enviado pelo pai para a igreja do homem branco, a fim de conhecer sua religião e proteger a aldeia dos perigos que ela pode trazer. Mas há controvérsias quanto ao envio de um filho ao inimigo. Ezeulu se vê numa espécie de beco sem saída, tendo de tomar decisões que, por mais bem intencionadas, podem resultar em desastre para o seu povo. Enquanto isso, na cidade de Okperi, os colonizadores ingleses preocupam-se em construir estradas e entender como lidar com os colonos da aldeia. É preciso compreender sua língua, adaptar-se ao terrível calor e enfrentar as doenças da região. O capitão Winterbottom e alguns outros poucos colegas ocidentais são responsáveis por essa missão, e sabem que podem cair em feitiços dos sacerdotes e curandeiros da aldeia. É nessa alternância entre a visão inglesa dos colonizadores e a visão interna da aldeia que se constrói o drama de A flecha de Deus. Conhecendo o lugar dos ingleses e também o dos nativos, passamos a ter uma visão muito mais rica e nada maniqueísta do cenário, feito de enormes conflitos e dilemas morais entre o homem branco e o africano.



Saiba Mais


FICHA TÉCNICA

Título Original: Arrow of God

OutrosTítulos: 

Ano de Edição: 1964

Etiqueta(s): 

Colecção: 

Série(s): 

Avaliação interna (1 a 5): 3

Inf. Web: https://en.wikipedia.org/wiki/Arrow_of_God

Arrow of God , publicado em 1964, é o terceiro romance de Chinua Achebe . Juntamente com Things Fall Apart e No Longer at Ease , é considerado parte da Trilogia Africana , compartilhando configurações e temas semelhantes. O romance centra-se em Ezeulu, sacerdote-chefe de váriasaldeias Igbo na Nigéria colonial , que confronta os poderes coloniais e missionários cristãos na década de 1920.  O romance foi publicado como parte da influente Heinemann African Writers Series .

A frase "Flecha de Deus" é extraída de um provérbio Igbo no qual se diz que uma pessoa, ou às vezes um evento, representa a vontade de Deus.  A Arrow of God ganhou o primeiro Prêmio Jock Campbell / New Statesman de escrita africana.

 

Ano de Edição
1960 -1969
Gênero
Ficção
País do Autor
Nigéria
Língua
Português